Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Vereador levanta questionamentos sobre construção de Atakarejo que poderá gerar 700 empregos diretos

Random image

O vereador Alexandre Xandó do Partido dos Trabalhadores (PT) enviou um requerimento à prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade (União Brasil) e levantou questionamentos sobre o projeto de implantação da loja da Rede Atakarejo, no terreno da antiga AABB, na Avenida Olívia Flores.

No documento enviado no dia 16 de junho, o vereador questiona qual será o impacto do empreendimento no trânsito local e para a vizinhança.  Ele também solicita ao Secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Apolinário Yoshiura, o Estudo de Impacto de Vizinhança e Estudo de Impacto Ambiental. Além disso, o edil pede informações sobre o plano de alteração do tráfego na região, em especial nas avenidas Rosa Cruz, Olívia Flores e Espanha, como também o plano de adaptação estrutural da área.

Em resposta, no inicio do mês de julho, a Prefeitura informou que o processo referente ao alvará da construção do Atakarejo ainda está em análise. ” Informamos que o processo referente ao alvará de construção deste empreendimento encontra-se em análise neste setor e que ainda será emitido o primeiro relatório de pendências referente à análise urbanística do mesmo. Portanto, ainda não dispomos de projeto aprovado para disponibilizar para consulta”, disse a Prefeitura.

Referente aos documentos solicitados pelo vereador, a Prefeitura explicou que é de competência do Governo Municipal ” apenas a análise do Estudo de Impacto de Vizinhança, sendo o Estudo de Impacto Ambiental objeto de análise durante o Licenciamento Ambiental, sob responsabilidade da SEMMA”.  E esclareceu que em relação aos questionamentos apontados, “só será possível responde-los após análise completa do empreendimento e aprovação de todos os documentos e plantas necessárias”.

Em abril deste ano, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), órgão responsável pela liberação do alvará para a construção, recebeu representantes da empresa. Da reunião, participaram o secretário da Seinfra, Jackson Yoshiura; os gerentes de licenciamento e de projetos do Atakarejo, Luiz Paulo Oliveira e Paulo Gama, respectivamente; o coordenador de Trânsito da Secretaria de e Mobilidade Urbana (Semob), Tiago Barros, e assessores das duas secretarias.

Na ocasião, a Prefeitura informou que a adaptação estrutural na área era uma das condicionantes para que o empreendimento fosse aprovado. Na época, o secretário esclareceu que seriam realizadas as modificações necessárias na Rosa Cruz, desde a rótula na altura do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, até o encontro com a Avenida Presidente Vargas. Também havia informado que a empresa está seguindo todas as determinações da legislação municipal e que será detalhado exatamente o que será feito em termos de modificação na estrutura viária da área para toda população.

A notícia da instalação no empreendimento em Vitória da Conquista foi bastante comemorada principalmente devido quantidade de empregos que irá gerar para a população. Com investimento de mais de R$ 70 milhões, o empreendimento deve gerar 700 vagas de empregos diretos e 1.500 indiretos. O supermercado será construído na área do antigo clube da AABB, no cruzamento das avenidas Rosa Cruz e Olívia Flores. A estrutura prevê uma área construída de 13.390 metros quadrados e 250 vagas de estacionamento, totalizando um espaço de 14.500 metros quadrados.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também