
O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (18), que as vacinas contra o Coronavírus chegarão ainda hoje a Vitória da Conquista. A notícia tinha tudo para ser muito animadora para os conquistenses não fosse a pouca organização demonstrada pela administração municipal para dar seguimento ao processo de imunização.
O plano de vacinação apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não passa de um detalhamento da compra de insumos básicos que serão usados na imunização como refrigeradores, seringas e algodão. Não existe informações acerca das unidades que ofereceram a vacina.
Em entrevista ao Bahia Meio-Dia, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, afirmou que não sabe o número de doses que o município vai receber. O grupo prioritário para receber o imunizante é estimado em 90 mil pessoas. No entanto, com todo a Bahia inteira recebeu pouco mais de 319 mil doses. Assim, o município pode não receber doses suficientes para imunizar todo esse contingente de pessoas.
Frente a essa possibilidade, o município não demonstra saber quais grupos serão de fato contemplados nesse primeiro momento.
Ramona afirmou durante a entrevista que, caso as doses cheguem hoje, a partir de amanhã já será iniciado o processo de imunização. Resta saber como isso irá transcorrer.