O prefeito Herzem Gusmão publicou um novo decreto que determina a obrigatoriedade da utilização de máscaras para todas as pessoas que adentrarem em estabelecimentos comercias, no transporte coletivo, em táxis e carros de aplicativo.
A medida decretada passa a valer a partir desta quinta-feira (23), mas na Central de Abastecimento de Vitória da Conquista, localizada na Avenida Juracy Magalhães, a utilização de máscaras já havia se tornado obrigatória desde a semana passada. Essa é apenas uma das formas de prevenção adotada no local, que é mais propício ao Coronavírus por receber diariamente um grande fluxo de pessoas, especialmente, vindas de outros municípios e estados.
Nesta segunda-feira (20), o Blog do Sena esteve na Ceasa e conversou com o presidente da Associação Dos Comerciantes Atacadistas Hortifrutig da Ceasa de Vitória da Conquista (ACATACE), Ronaldo Carvalho. Ele afirmou que mudanças para prevenir a Covid-19 já tinham sido implementadas antes do decreto.
“Sabendo que é um local que tem um volume enorme de pessoas e também por fazer parte do setor alimentício, nós nos antecipamos e tomamos algumas medidas importantes, até mesmo nos antecipando aos órgãos que vêm nos orientar. Assim, adotados as medidas de usar máscaras para evitar uma possível contaminação. Também na questão estrutural, pias, lavatórios, sabonete, álcool em gel, para que os clientes, fornecedores, caminhoneiros tivessem acesso à higiene necessária para evitar o contágio por esse vírus. Então, nós antecipamos para ter um bom funcionamento e não sofrer restrições por parte dos órgãos”, declarou o presidente.
Dentre as alterações feitas, está o fato de todas as pessoas, sejam clientes, fornecedores ou comerciantes, que precisarem adentrar na Central, terem que, além de utilizar máscara, passar por uma checagem prévia de temperatura. Além disso, foram disponibilizados mais lavatórios, com sabão e também álcool em gel.
A higienização do espaço também se tornou mais rigorosa. Os banheiros têm sido limpos com frequência todos os dias. A Ceasa também tem recebido um desinfecção por parte da Prefeitura duas vezes por semana.
Por fim, o horários de funcionamento da Ceasa foi alterado. Nas segundas e quintas-feiras a Central funciona das 04h às 19h; nas terças e sextas-feiras o horário vai das 04h às 16h; na quarta-feira e aos domingos o horário é reduzido indo das 04h às 13h; no sábado a Ceasa é fechada.