O aplicativo de corridas Uber havia lançado, na última semana, um serviço inédito no município de Vitória da Conquista: agora, além das corridas com automóveis, o app também oferece a opção de viagens de mototáxi. No entanto, a Prefeitura havia expressamente vetado a prática, mas mesmo assim a empresa manteve o serviço na plataforma.
Conforme já noticiado pelo Blog do Sena, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), havia lançado uma nota, informando que o transporte por meio de mototáxi não será permitido na cidade.
No entanto, como consultado pelo Blog do Sena, o serviço continua disponível no aplicativo, inclusive com valores mais baixos do que as viagens por meio de automóvel.
De acordo com a Prefeitura, a Semob adotará providências jurídicas a fim de efetivar a proibição e pode autuar quem for flagrado realizando o serviço.
Há anos ocorrem tentativas de implementação do serviço de mototáxi em Conquista, mas a iniciativa foi desautorizada pelos três últimos prefeitos da cidade: Guilherme Menezes, Herzem Gusmão e agora também sob a gestão da Prefeita Sheila Lemos (DEM) o serviço não foi acatado. A proibição é justificada pelos riscos à segurança no trânsito.