A Avenida Perimetral J. Pedral foi criada pensado em facilitar a locomoção entre as diferentes regiões de Vitória da Conquista e desafogar o trânsito no Centro da cidade. No entanto, após quatro anos, o trecho do bairro Morada dos Pássaros e bairros da região oeste da cidade continua esquecido pela atual gestão municipal.
O primeiro trecho da Avenida Perimetral, como é mais conhecida, que liga os bairros Boa Vista e Candeias, na zona Leste da cidade, foi inaugurado pela atual gestão municipal no dia 14 de julho de 2018. A estrada com bom asfalto e um belo paisagismo, que pode ser apreciado por quem por lá passa , valorizou ainda mais os bairros nobres dessa localidade.
Dos mais de 12 quilômetros planejados para a avenida, apenas 2.200 metros foram entregues à população conquistense. O problema é que o primeiro mandato do prefeito Herzem Gusmão está sendo finalizado e a situação está longe de ser resolvida.
Quem mora nos bairros Morada dos Pássaros, Cidade Modelo e Kadija, convive com os problemas decorrentes da não finalização da obra que segue há tanto tempo parada. A equipe do Blog do Sena esteve nessas localidades e constatou o abandono da avenida que deveria melhorar a vida dos moradores. E a situação impressiona: vários buracos, muita poeira, mato alto e até uma cratera se formou, como pode ser observado na foto a seguir.
A obra é resultado de um convênio com o Governo Federal junto à Caixa Econômica para um financiamento de R$ 60 milhões, idealizada no governo do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT) e os recursos foram repassados para a gestão de Herzem Gusmão. Os funcionários da Emurc (Empresa Municipal de Urbanização) iniciaram as obras em março de 2015.