Na tarde desta quinta-feira(16), Vitória da Conquista atingiu 96% de ocupação de Leitos de Terapia Intensiva exclusivos para Covid-19 . Dos 50 leitos de UTI, divididos entre Hospital de Base, Hospital das Clínicas e Hospital São Vicente, 48 estão ocupados com pacientes graves. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
Tanto o Hospital de Base quanto o São Vicente estão com 100% dos leitos ocupados, e o Hospital das Clínicas tem, até o o momento, a taxa de 90%. Já a taxa municipal de ocupação dos leitos clínicos é de 74%.
Os números são alarmantes. Segundo o preconizado pelo Ministério da Saúde, a taxa de 70% de ocupação já é considerada como perigosa para o sistema. Apesar do sinal vermelho, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) voltou a defender que a taxa de ocupação com pacientes de Conquista é de apenas 26%, sendo o restante de municípios da região e, por isso, não recuará na reabertura gradual do comércio.
Herzem Gusmão defende que aumento da ocupação das UTIs não foi provocada pelo comércio aberto
O Hospital de Base de fato é o centro de referência regional de combate ao Covid-19 e tem recebido pacientes dos municípios vizinhos. No entanto, o dr. Geovanni Moreno, dr. do Hospital, alertou para divergência de dados entre Prefeitura e Governo do Estado. Em entrevista ao Programa Conquista de Todos, na tarde de ontem(15), Geovanni usou como exemplo a taxa de ocupação do último domingo (12). De acordo com o médico, em levantamento informal, consultado as equipes dos hospitais contratados pelo município, ele pode observar que 100% dos leitos de UTI de Vitória da Conquista estavam ocupados naquele dia, porém, o dados oficiais da prefeitura mostravam apenas 70%.