De acordo com o boletim epidemiológico publicado agora há pouco pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, o município registrou 7 novos casos de Coronavírus. Desses, 124 já se recuperaram e outros 30 pacientes estão em recuperação (sete hospitalizados e 23 em isolamento domiciliar) e cinco pessoas, residentes do município, foram a óbito.
Além do aumento de casos, a taxa de ocupação dos leitos de UTI também subiu de 50% para 54%. Os pacientes de Vitória da Conquista que representavam apenas 4% da taxa de ocupação, passaram a representar 10%. Os outros 44% são de outros 20 municípios.
Além de cidades da região, o município recebeu também pacientes de outras regiões da Bahia e também de outros estados, incluindo um paciente de São Paulo, que estava em trânsito por Conquista. Os outros pacientes são das cidades de Ipiaú, Jequié, Guanambi, Urandi, Pau Brasil, Itapetinga, Belmonte, Caetanos, Brumado, Cândido Sales, Itamarajú, Eunápolis, Itacaré, Poções, Rio do Antônio, Prado, Ituaçu, Itagibá e Guajerú.
O aumento dos casos está diretamente relacionado ao baixo índice de isolamento social na cidade, que é de apenas 38,5% conforme os dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Hoje o comércio da cidade reabriu após mais de 2 meses de portas fechadas e, apesar dos apelos feitos pelas autoridades para que as pessoas só fossem até às lojas em caso de necessidade, o Centro ficou lotados.