A famigerada Taxa de Lixo, como é conhecida a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRS), pode estar prestes a ganhar mais um capítulo polêmico. Informações apuradas com exclusividade pelo Blog do Sena dão conta de uma possível manobra da administração municipal para evitar a inadimplência pela população do tributo.
A ideia é realizar a cobrança da Taxa na conta de água. Atualmente, a Taxa vem sendo cobrada juntamente com o IPTU, contudo, o não pagamento do imposto desencadeia menores problemas ao munícipe, diferente da conta de água, que implica na interrupção do fornecimento caso a conta não seja paga.
A ideia foi apresentada aos vereadores de situação em uma reunião com o governo municipal. Somente a apresentação da ideia, contudo, criou um clima de tensão entre os edis, fazendo com que muitos se posicionassem imediatamente contra a proposta, que tem tudo para ser ainda mais impopular que a instituição da própria Taxa de Lixo.
Como ainda se trata de uma possiblidade, a proposta não foi apresentada para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Em contato com nossa redação, o gerente afirmou que nada foi apresentado para a instituição.
A Taxa de Lixo foi instituída em 2021, começando a ser contada em 2022. Desde então, os contribuintes que têm direito à isenção reclamam da dificuldade de fazer a solicitação.