O Complexo Hospitalar Geral de Vitória da Conquista têm sido alvo de muitas reclamações por causa da superlotação de pacientes. Nesta quarta-feira (7), o Hospital Geral divulgou uma nota de esclarecimento, justificando o problema com o fechamento de leitos da Santa Casa e de falta de estrutura dos postos de saúde.
De acordo com a nota, a Emergência do Hospital está sobrecarregada devido à suspensão de 20 leitos da Santa Casa e ao fato de que “o HGVC está tendo que dar suporte a pacientes com perfil de baixa complexidade, oriundos dos Postos de Saúde que não têm funcionado de maneira adequada”, de acordo com a nota.
Essa falta de estrutura no sistema de saúde, apontada pela HGVC, está comprometendo o atendimento de emergência do Complexo. “Muitos dos pacientes que se encontram no corredor da Emergência estão aguardando procedimentos simples – como endoscopia digestiva, ultrassonografia e exames de laboratório – por não estarem conseguindo ser assistidos pela Atenção Básica do Município”.
Também segundo o informativo, todos os pacientes estão sendo assistidos, mesmo que não no padrão de atendimento regular da unidade.