Na manhã deste domingo, 23, moradores do bairro Santa Terezinha e adjacências realizaram um protesto por conta a qualidade do asfalto utilizado na pavimentação de diversas ruas do local.
As obras estão atingindo 57 ruas e sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A verba de R$ 8 milhões para o projeto total foi resultado de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Elmar Nascimento, articulada pela prefeita Sheila Lemos.
Só que desde o início das obras, a pavimentação vem causando problemas e insatisfação dos moradores. O asfalto vem apresentando falhas e parece sair facilmente.
“Esse é um sonho frustado. A gente vem percebendo essa frustração da comunidade pela qualidade do asfalto que vem sendo aplicado aqui no Santa Terezinha. Nós fizemos muitas lutas pra conquista desse asfalto, mas quando chega agora a gente percebe a qualidade desse asfalto”, disse William Gama, líder comunitário, durante o protesto.
A liga asfáltica aplicada nas vias dos bairros é conhecia como TSD (Tratamento Superficial Duplo), que é feito sem mistura prévia e compactado na via. Apesar de ser muito utilizado, esse tipo de asfalto é mais barato.
Após várias reclamações a Codevasf chegou a fazer reparos, mas o problema continuou. Os manifestantes prometem ir até a Prefeitura cobrar explicações.
“Estamos aqui denunciando essa situação pra essa comunidade. A gente está vendo que hoje, visivelmente, é uma lavagem de dinheiro que está acontecendo com esse investimento e nós estamos mobilizando a comunidade para que a Prefeita dê uma resposta pra nós, consiga resolver e fazer um asfalto de qualidade”, concluiu.
A manifestação também contou com a participação de liderança políticas, como o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB).