Em sessão ocorrida na manhã desta sexta-feira (23), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista emitiu um novo parecer contrário ao projeto de lei, de autoria do vereador David Salomão, contra a “Blitz do Ipva”.
A votação foi adiada para hoje em virtude de um pedido feito pelo próprio David Salomão. O objetivo do vereador era mobilizar a população e pressionar os vereadores para que emitissem um parecer favorável ao projeto, o que não aconteceu.
Apesar da presença de alguns cidadãos favoráveis ao projeto, a Câmara votou contra o projeto. Durante a votação, houve vais e xingamentos por parte de algumas pessoas que acompanhavam a sessão.
Nessa semana, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara já havia emitido um parecer contrário ao projeto. Segundo a Comissão, o projeto é inconstitucional, uma vez que não cabe aos municípios legislar sobre impostos sobre veículos automotores.
David Salomão afirma haver em Vitória da Conquista uma indústria da multa e da Blitz do Ipva. “Armam uma arapuca, com o aval do prefeito, e toma o instrumento de trabalho do cidadão e leva a leilão”, atacou o vereador.