
O ano de 2021 já começou e os novos projetos, pautas, demandas e lutas são iniciadas. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitoria da Conquista e Região Sudoeste da Bahia (Sinserv) já deu início ao trabalho.
Além dessa mudança, a presidente do sindicato, Maria Lúcia Chagas, informou, durante entrevista ao Blog do Sena, que o sindicado já iniciou o trabalho com muita disposição e projetos para o novo ano. “
“O ano de 2020 foi um ano quase morto, na verdade. Ficamos engessados pela questão da pandemia. Esse ano de 2020 nós pretendemos recuperar mais ou menos aquilo que a gente perdeu e estamos aí no ano de 2021 com o gás todo para realmente estar lutando e reivindicando os nossos direitos, o direito do servidor dentro da lei e correndo atrás”, disse a presidente.

O Sinserv além de lutar pelos direitos dos servidores municipais, oferece aos filiados, assistência jurídica, esclarecimentos de dúvidas e demandas junto à direção entre outros serviços. Para este ano, as pautas já estão sendo discutidas com o intuito de melhorar a vida do servidor.
Além da conquista do aumento de 10% no auxílio-alimentação dos servidores municipais efetivos e também daqueles contratados por tempo determinado, fruto das negociações do sindicato com o executivo municipal, o Sinserv agora trabalha para que todos os servidores sejam beneficiados com o adicional da pós-graduação, como explica o advogado Lucas Nunes.
“A pós-graduação é uma conquista muito importante para a categoria e para o Sinserv. A gente entende que houve um equívoco no passado, que ajuizou uma ação relativa a isso, obtivemos êxito no tribunal e a administração nos informou que enviará um projeto de lei para a Câmara Municipal, alterando o RJU, e deixando claro que o adicional de pós-graduação é devido também aos profissionais de nível médio”, contou Nunes.

O advogado do Sinserv ainda lembrou que a campanha salarial também já está sendo discutida, apesar da vedação do reajuste salarial devido a PEC da pandemia.
“A PEC da pandemia que garantiu os recursos para a pandemia, ele condicionou a vedação de aumento salarial, tanto no ano de 2020 quanto no ano de 2021, essa vedação está vigente até 31 de dezembro de 2021. Mas isso não significa que o Sinserv estará paralisado, estará inerte. Nós estamos estudando alternativas para que o servidor público Municipal de Vitória da Conquista não saia no prejuízo”, explicou Nunes. Lucas Nunes ainda ressaltou que estão estudando alternativas para que ao menos a correção inflacionária aconteça. “A campanha salarial não é exclusivamente preenchida por pautas financeiras (…). Estamos trabalhando para que ao menos a correção inflacionária”, concluiu.