O Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv) ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Banco Itaú, pedindo uma indenização por danos morais aos servidores públicos municipais.
Nos últimos dias, o servidores tiveram que esperar por horas em filas quilométricas, debaixo de chuva e sendo submetidos a um alto risco de contaminação pelo Coronavírus, para serem conseguirem abrir contas, cadastrar a biometria e desbloquear os cartões, uma vez que os salários começaram a ser pagos através dessa instituição financeira.
O banco não tomou qualquer providência para organizar o atendimento aos mais de 9 mil servidores municipais, o que gerou muita aglomeração e espera nas duas agências do Itaú na cidade.
Na ação movida pelo Sinserv, é exigida a adoção de medidas como horário de funcionamento estendido até que a situação dos servidores seja regularizadas, possibilidade de desbloqueio do cartão sem atendimento presencial, realização de agendamento antecipado para o atendimento presencial, horário de atendimento diferenciado para os idosos e higienização frequente das dependências do banco.
Caso o juiz acate a ação, o banco terá 24 horas para se adequar às exigências sob pena de multa diária de cerca de R$ 50 mil.
Confira a nota enviada pelo Sinserv: