A diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou uma campanha de conscientização sobre o direito dos clientes aos atendimento nas agências bancárias. Nesta segunda-feira (24), o sindicato percorreu as agências distribuindo panfletos que informam ao clientes sobre os serviços que as instituições têm por obrigação oferecer.
A resolução 4.072 do Banco Central determina que as instituições não podem dificultar ou impedir o acesso dos clientes aos canais de atendimento presenciais. Com o atendimento eletrônico, alguns clientes, especialmente os que não possuem fácil acesso às ferramentas digitais, já sentem dificuldade em ter acesso aos canis convencionais.
Assim, a campanha do Sindicato também divulgou os canos de denúncia na região caso essas irregularidades sejam cometidas nas agências.
Os cinco maiores bancos do Brasil obtiveram, somente em 2022, um lucro de 106 bilhões de reais. Apesar disso, o fechamento de agências e demissão de funcionários têm sido frequente pelo país. Nos últimos dois anos, mais de 2000 agências foram fechadas.
“Hoje, estivemos nas agências conversando com clientes e trabalhadores para mostrar que a campanha pelo atendimento nas agências tem dois objetivos muito claros: primeiro, garantir o cumprimento das leis que garantem o direito de atendimento, como Código de Defesa do Consumidor, a Lei dos 15 minutos e a regulamentação do BC; segundo, pressionar os bancos para que parem de demitir e contratem mais funcionários para que os atendimentos sejam realizados com qualidade e rapidez”, afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários.