Na manhã desta terça-feira (03), foi aberta a Jornada Pedagógica 2020, realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista todos os anos no início do ano letivo da Rede Municipal. O evento foi aberto com protesto de professores e do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp).
Em entrevista ao Blog do Sena, a presidente do Simmp, Ana Cristina Novais, afirmou que a gestão municipal não responde os ofícios enviados pelo sindicato e que foi o primeiro ano que eles não forma convidados para a Jornada Pedagógica.
“Nós já mandamos cerca de 10 ofícios, mandamos para a Secretaria de Educação, para a Secretaria de Administração, protocolamos no gabinete do prefeito, mas mesmo assim eles não responderam, não abrem o diálogo, eles não são de diálogo, na verdade. Teve a posse de diretores eles não nos convidaram, teve a Jornada Pedagógica e eles não nos convidaram, é o primeiro ano que o Simmp não é convidado para a Jornada. Então a gente veio para dizer para o prefeito que, apesar de toda a perseguição, não vamos nos silenciar”, afirmou a presidente.
Durante a inauguração da escola no povoado da Limeira, o prefeito Herzem Gusmão afirmou que existe uma comissão formada para negociar os reajustes salariais e que estava aguardando apenas o contato dos sindicatos.
Sobre isso a Ana Cristina afirmou que o prefeito está mentindo. “Não é possível que ele mentiu o ano passado e está mentindo de novo. “Porque eu tenho ali todos os ofícios encaminhados. Ele quer de novo enganar as pessoas, prometer de novo, mas agora não dá mais”, disparou.
Como o ano é eleitoral, o prazo para conceder ajuste salarial é reduzido. Dessa forma, o governo municipal tem até o dia 4 de abril para conceder um reajuste acima da inflação. Após esse período, o reajuste só pode ser inflacionário.