A Prefeitura de Vitória de Conquista vai gastar aproximadamente R$60 milhões com a iluminação de LED na cidade. O programa Brilha Conquista, visa substituir todas as lâmpadas de vapor de sódio da cidade e dos distritos por iluminação de LED.
A iniciativa entra em ação para resolver o problema da escuridão nas ruas da cidade após mais de três anos, quando na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, lâmpadas convencionais foram substituídas por lâmpadas de LED, em alguns bairros. No entanto, a maior parte da vias da cidade não foram contempladas. Para executar a mudança, na época, o gestor realizou um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, o Finisa Ilumina, na ordem de R$10 milhões que tinha com objetivo a iluminação pública.
Agora, na gestão de Sheila Lemos, a colocação será feita pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), por meio do consórcio SPE Iluminação, vencedor do processo licitatório conduzido pela Prefeitura. O valor exato é na ordem de 59.474.961,00 (cinquenta e nove milhões, quatrocentos e setenta e quatro mil, novecentos e sessenta e um reais).
A troca das lâmpadas antigas por iluminação de LED chega após reclamações dos moradores da terceira maior cidade da Bahia. Segundo relatos dos moradores, a várias ruas de diferentes bairros estão enfrentando o mesmo problema: a escuridão. A prefeita Sheila Lemos chegou a declarar que a troca das lâmpadas seria iniciada em dezembro de 2022 ou em janeiro de deste ano.
No entanto, o projeto só entrou em ação agora no mês de abril e algumas ruas do bairro Urbis V, na zona oeste, foram contempladas. Com o projeto Brilha, o problema parece que será sanado.