Na manhã desta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista votou e concluiu a segunda votação e a redação final do Projeto de Lei referente ao Piso da Enfermagem. Depois de finalizada a votação na Câmara, enfermeiros e técnicos de enfermagem se dirigiram à Prefeitura, onde a lei foi sancionada pela prefeita Sheila Lemos (UB).
A prefeita assinou a lei acompanhada de vereadores, da direção do Sinserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista) e do presidente da Câmara, o vereador Hermínio Oliveira (PL). Com a assinatura, fica estabelecido que, a partir de hoje, os profissionais receberão o pagamento do piso da enfermagem, que deverá ser efetuado em até cinco dias.
Sheila parabenizou a todos pelas mobilizações que resultaram na aprovação do PL: “Desde o início, estamos caminhando com essas travativas. Sabemos que o caminho que percorremos não foi fácil, mas desde o início deixamos claro que, assim que fosse resolvida a questão do repasse do Governo Federal para o município, faríamos o pagamento do piso. Parabéns a todos pela aprovação do projeto”.
Hermínio Oliveira (PL) destacou o trabalho realizado pela casa legislativa e informou que o piso será pago retroativamente desde o mês maio: “O projeto do piso de enfermagem estava em urgência e foi aprovado. Já aprovamos vários projetos aqui durante este ano e assim seguimos tocando em frente. Seguimos juntos com os funcionários da enfermagem e vamos pagar o retroativo desde maio. É um momento de festa”, disse, em entrevista ao Blog do Sena.
O vereador Luís Carlos Dudé também marcou presença durante o momento da sanção, defendendo harmonia entre os poderes para a aprovação de projetos. “A câmara cumpriu com seu papel. Isso simboliza a harmonia dos poderes, isso é importante, sobretudo quando se trata do funcionalismo público e dos profissionais de saúde municipais”, defendeu.
O Piso da Enfermagem foi sancionado em um clima de festa e ovação dos servidores à prefeita Sheila Lemos. Confira o vídeo do momento da sanção no YouTube do Blog do Sena: