Quem está inadimplente com o IPTU e também com a Taxa de Lixo precisa começar refazer as contas e ficar atento. O Blog do Sena já havia divulgado a possiblidade de o tributo passar a ser cobrado na conta de água, e ao que tudo indica, será mesmo.
Em uma entrevista, a prefeita Sheila Lemos (UB) confirmou que existe essa possiblidade. Segundo a gestora, a cobrança do tributo na conta de água, foi instituída estadualmente. “Já é, é estadual, já pode ser cobrado na Conta de Água. Foi sancionado pelo Governo do Estado. Então assim, aí é Lei, pode sim ser”, admitiu.
A cobrança na conta de água seria uma estratégia para evitar o não pagamento da taxa, uma vez que o contribuinte não tem as mesmas sanções se não pagar o IPTU e, por consequência, a Taxa de Lixo, do que se deixar de pagar a conta de água. No entanto, a prefeita afirmou que a estratégia seria para dividir melhor o tributo.
“Porque na Conta de Água? Porque você consegue diluir, a pessoa pagar durante todo o ano e no IPTU as vezes a pessoa paga a conta única ou não consegue, porque o IPTU não sai em janeiro, ele só sai em março ou abril aí acabam juntando algumas parcelas. Então se for na Conta de Água acaba diluindo mais e outra, na Conta de Água vai ter mais pessoas com isenção por conta do auxílio que já existe”, justificou.
Do mesmo modo que ocorreu com a instituição do tributo, a mudança em sua cobrança tem tudo para ser terrivelmente impopular. Segundo apurou com exclusividade o Blog do Sena, mesmo os vereadores de situação têm se colocados contrários à mudança.