O projeto OAB vai à Escola, mantido pela Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção Vitória da Conquista, juntamente com a Comissão de Direitos Humanos na entidade realizaram uma palestra no Lar Santa Catarina de Sena, nesta quinta-feira (28).
A coordenadora do projeto, Dra. Morgana Lopes, juntamente com Dra. Thaís Jardim e Dr. Leonardo Moreira foram os responsáveis por falar aos pais dos alunos sobre a importância do Setembro Amarelo, mês que busca conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio.
Os pais e responsáveis podem ser um importante canal para que crianças e adolescentes que estão em sofrimento possam ser tratados. Por isso, a iniciativa de conscientizar país de alunos é tão importante.
A palestra buscou ainda abordar a Valorização da Vida e as estratégias que visam ajudar quem está em sofrimento. A campanha do Setembro Amarelo de 2023 teve como slogan “Se precisar, peça ajuda”, um incentivo à busca por tratamento para quem sofre com a depressão, ansiedade e outras doenças psiquiátricas que estão correlacionadas a maioria dos casos de suicídio registrados.
O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Uma das estratégias implementadas no Brasil como forma de prevenção é o Centro de Valorização da Vida (CVV) um serviço gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional, que pode ser acessado pelo site www.cvv.org.br e pelo número 188.