O Blog do Sena noticiou nesta sexta-feira (11) a situação de uma família que não conseguia enterrar um familiar porque a sepultura erguida no Cemitério da Saudade desabou. O filho do falecido precisou reerguer a estrutura por conta própria.
A Prefeitura afirmou em nota que não tem responsabilidade sobre o Cemitério da Saudade e que a contratação dos serviços de pedreiros e coveiros é feito pelas famílias. No entanto, um servidor da Prefeitura, responsável pela limpeza pública, teria feito o serviço da sepultura que desabou. Ele teria feito o acerto diretamente com a família.
Com isso, o texto afirma que o caso será investigado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) para apurar as responsabilidades. A Secretaria recomendou ainda que os familiares buscassem a sede para registrar uma reclamação.
Confira a nota na íntegra:
Nota de esclarecimento sobre o Cemitério da Saudade
O Cemitério da Saudade foi construído pela Prefeitura Municipal nos anos 1940, em terreno doado pelo ex-prefeito Justino Gusmão. Nos anos 1980, com o crescimento da lotação do local, a Prefeitura passou a propriedade dos terrenos das sepulturas para as famílias, que passaram a ter a responsabilidade de manutenção dos jazigos. Para o Município ficou a limpeza e manutenção dos caminhos, muros e segurança.
Cabe ao Município emitir a Guia de Sepultamento, cabendo às famílias a contratação e pagamento dos coveiros, para abertura de covas ou sepultamento em jazigos.
Nesta sexta-feira (11), infelizmente, ocorreu um acidente no momento de um sepultamento, quando a cobertura do jazigo cedeu.
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) encarregada pelos cemitérios do município esclarece que todo e qualquer sepultamento no Cemitério da Saudade é feito por coveiros contratados pelas famílias, considerando que suas responsabilidades em relação ao equipamento são a emissão da Guia de Sepultamento, limpeza dos caminhos/corredores, portaria e segurança do local.
Entretanto, ao tomar conhecimento de que a pessoa que fez o serviço no jazigo no sepultamento é um servidor da Limpeza Pública, atuando por conta própria e com acerto feito direto com os familiares, a Sesep tomará as providências para apurar responsabilidades.
O reparo no jazigo foi feito, o sepultamento realizado e a família orientada a procurar a Secretaria de Serviços Públicos para registro da reclamação.
A Prefeitura de Vitória da Conquista lamenta profundamente o ocorrido e pede desculpas à família por vivenciar situação desagradável em um momento de consternação.