Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Serviço realizado pela Embasa teve o custo de 15 milhões de reais e terceira adutora deve ser feita em 2021 para melhorar o abastecimento de água

Random image

Moradores de vários bairros de Vitória da Conquista estão reclamando da falta de água nas torneiras desde o último domingo (8). Quem mora nos bairros da zona oeste como o Kadija, Patagônia e Cidade Modelo, tem passados por dias difíceis com falta de água até para beber, como relatou uma moradora nessa matéria veiculada pelo Blog do Sena.

De acordo com uma nota divulgada pela Embasa, o abastecimento seria temporariamente reduzido em Vitória da Conquista da noite de domingo (06) até o final da tarde de segunda-feira (07). E que “o fornecimento de água tratada será restabelecido gradativamente em até 48 horas após a conclusão dos trabalhos”. A ação foi realizada para possibilitar a interligação de novas subadutoras de água tratada ao sistema de abastecimento local.

Após o serviço, o gerente regional da Embasa, Joselito Pires, em entrevista a uma Rádio da cidade, nesta quinta-feira (10),  disse que retorno do abastecimento teve uma redução de 40%. “Retornou um pouco depois do programado e isso teve uma redução de 40% na oferta de água e causou desabastecimento em alguns bairros”, esclareceu

Além do serviço realizado para melhoria das adutoras, o gerente informou que o outro motivo de alguns bairros terem ficado desabastecidos foi devido um problema em um fio da linha elétrica dos reservatórios e foi preciso acionar a Coelba. “Esse serviço foi executado ao longo da noite, a partir das 19h e às  03h a energia foi restabelecida . Com isso nós deixamos de produzir 16 mil a 20 mil metros cúbicos de água durante esse período e com isso agravou mais ainda  o desabastecimento. Mas a partir das 03h da manhã o sistema voltou a operar, estamos produzindo carga máxima para que a recuperação de todos os bairros que sofreram com a falta de água durante esse período seja minimizado”, disse Pires.

Ainda segundo o gerente, este ano não tem previsão de serviços de melhoramento que possam interromper temporariamente o abastecimento de água, mas a partir de janeiro já tem programação e anunciou a construção de uma terceira adutora. “Não será por agora, será lá para frente, final de janeiro, deverá ter outras paradas parcial ou total. Essas duas adutoras que foram feitas o entroncamento agora teve um custo de investimento da embasa de 15 milhões de reais e vai resolver definitivamente o abastecimento de água dos bairros mais distantes e da zona rural também . Então estamos também prevendo a construção de uma terceira adutora que vem lá da estação de tratamento até a cidade  e com isso vamos ter segurança operacional para fazer essas paradas sem causar nenhum transtorno para os clientes”, concluiu Pires.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também