A semana começou com um protesto dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias na porta da Prefeitura de Vitória da Conquista. Como anunciado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindacs), que representa os profissionais, uma manifestação foi feita pelos servidores na manhã desta segunda-feira (20).
O protesto é motivado pela exclusão desses servidores do reajuste salarial concedido pela Prefeitura aos demais profissionais do município. O Projeto de Lei encaminhado pela prefeita Sheila Lemos (UB) para a Câmara de Vereadores consta o reajuste para os servidores filiados ao SINSERV e ao SIMMP.
A prefeita espera por uma portaria que deve ser publicada pelo Ministério da Saúde acerca de um reajuste federal para a categoria. O aumento federal sancionado no dia 6 de maio, da Emenda Constitucional 120/2022 que estabeleceu o pagamento de R$ 2.424,00 do piso dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.
No entanto, o reajuste ainda não tem previsão de começar a ser pago e a exclusão revoltou a categoria. A presidente do Sindacs, Rita Suzana, relembrou que o sindicato tem um histórico de luta e prometeu seguir lutando pelo reajuste.
Confira o vídeo: