
O Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) para saber se já havia uma data prevista para a chegada da vacinação no município e por conseguinte uma data para a imunização ser iniciada.
Em nota, a Secom respondeu que a prefeita em exercício se reuniria com o Comitê Gestor de Crise e, somente após essa reunião, a imprensa seria atualizada, dando a entender que não existe uma data para a vacinação ser iniciada. Em entrevista ao Bahia Meio Dia de hoje, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, confirmou essa suposição.
Ramona afirmou que aguarda o envio da vacina pelo Governo do Estado, para que então as doses sejam distribuídas para as unidades de saúde. Outra informação preocupante é que, nesse primeiro momento, o grupo prioritário não será vacinado por completo, uma vez que as doses recebidas não deverão ser suficientes para o contingente de 90 mil pessoas pertencentes a esse grupo.
O plano de vacinação apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (15), apresenta apenas a compra de insumos como seringas e refrigeradores para acondicionar as doses. Não existe uma divisão de grupos definida, tampouco um cronograma para a distribuição da vacina.
A Bahia é o estado da Região Nordeste com previsão de ser contemplado pelo maior número de doses da vacina: 319.520. Para toda o Nordeste serão enviadas por mais de 1,2 milhão de doses. A aprovação do uso emergencial dos imunizantes desenvolvidos pelo Instituto Butantan e pela chinesa Sinovac ocorreu em uma reunião da Anvisa no último domingo (17).
Confira a entrevista na íntegra: