Há dois meses sem equipamentos medidores de velocidade nas avenidas de Vitória da Conquista, os motoristas do município passaram a se sentir mais confortáveis para pisarem o pé no acelerador. Em decorrência disso, as probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito aumentam, colocando a vida e a integridade física da população em risco.
O assunto foi abordado nesta segunda-feira (29) pelo programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste. A reportagem destacou que os radares ficavam instalados em locais estratégicos, como as avenidas Juracy Magalhães, Luís Eduardo Magalhães e Frei Benjamin.
Em novembro do ano passado, a Prefeitura chegou a dizer, no seu site oficial, que a redução de acidentes nas vias de grande movimentação estava relacionada a presença dos radares. Mesmo assim, os equipamentos foram retirados. Isso porque o Governo Municipal de Vitória da Conquista não renovou o contrato com a empresa responsável.
Para os pedestres, a fiscalização eletrônica trazia uma sensação maior de segurança. “Acredito que o motorista, sabendo que tem o radar, ele vai andar com mais atenção”, opinou um transeunte.
O excesso de velocidade e a imprudência no trânsito aumentam o risco de acidentes e colocam em risco a vida de todos. Os próprios motoristas percebem a mudança no comportamento. “É uma forma de educar e também de punir quando o motorista faz alguma infração. Agora, sem essa punição, houve um comodismo, até um abuso”, afirmou um condutor em entrevista à reportagem.
É importante destacar que os limites de velocidade permanecem os mesmos, mas, pela falta de punição, os motoristas e motociclistas acabam dirigindo mais rápido do que o permitido.
No último domingo (28), conforme já divulgado pelo Blog do Sena, Daniel Moura Matos, de 26 anos de idade, morreu após sofrer um grave acidente na Avenida Perimetral, rodovia que antes era equipada com radares eletrônicos. Ele pilotava uma motocicleta e acabou colidindo com um poste.
A presença dos equipamentos aferidores é uma medida para coibir o abuso dos motoristas. No intuito de ter a expectativa de manter as avenidas seguras, para motoristas, passageiros e pedestres, a população aguarda pela tomada de providências pela Prefeitura de Conquista.