Depois de várias tentativas frustradas de diálogo e negociação com a Prefeitura Municipal, empresários e prestadores do serviço de transporte escolar rural de Vitória da Conquista realizaram o grande protesto da categoria que estava previsto para esta quarta-feira, 19. Com o objetivo de chamar a atenção da população conquistense quanto ao descaso da atual gestão com mais de 300 famílias que dependem do serviço que eles prestam ao município, os trabalhadores saíram em carreata da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), percorreram o Centro da cidade e se dirigiram então para a Secretaria Municipal de Educação (SMED).
No trajeto, houve paradas em frente à Câmara de Vereadores e à Prefeitura, durante as quais representantes da categoria fizeram discursos denunciando, mais uma vez, as dificuldades que os prestadores vêm enfrentando desde março deste ano, quando suas atividades foram paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Cerca de cem veículos, entre ônibus, vans e carros, participaram da carreata, que se encerrou com um ato em frente à SMED. Órgãos e autoridades públicas, como o Tribunal de Contas do Município e o Ministério Público foram informados da manifestação.
Em entrevista ao Blog do Sena, Fábio Rosa, representante da categoria, disse que essa foi a primeira de muitas manifestações. “Vamos continuar lutando até que o prefeito venha olhar no rosto dessas pessoas que estão passando dificuldades”, garantiu. Já o advogado Murilo Araújo afirmou que a Prefeitura tem fechado as portas para a comunicação com os prestadores e ressaltou: “O que queremos é diálogo com o município e com os gestores públicos para construirmos juntos uma solução para essa situação. A Prefeitura querendo, a gente consegue sim solucionar”.
Depois de publicar vídeo em que garantia levar os pleitos da categoria a instâncias superiores, a gestão municipal furou reuniões agendadas com os prestadores e não deu nenhum esclarecimento a respeito do assunto. Até o momento, a SMED continua se recusando a receber os manifestantes.