Uma situação desumana e constrangedora foi registrada na manhã desta quinta-feira (24), feriado de São João, em Vitória da Conquista. Cerca de 300 famílias foram surpreendidas e tiveram os barracos de lona derrubados, em uma área próximo a estrada da Barra do Choça.
O ocorrido foi divulgado hoje pela TV Sudoeste, no Bahia Meio-Dia. Na reportagem, os moradores informaram que a ação foi realizada pela própria Prefeitura de Vitória da Conquista e sem aviso prévio, às 5 horas da manhã. As famílias ocuparam o terreno há aproximadamente 40 dias, após alguns perderem o emprego, a renda e ficarem sem lugar para morar.
A reportagem também informou que além da ação ter sido realizada sem ser comunicado anteriormente, a equipe da Prefeitura chegou com as máquinas sem nenhuma documentação ou ação judicial comprovando a necessidade daquela ação.
Após a ação em pleno feriado e pandemia do novo coronavírus, mulheres, homens e até crianças ficaram desabrigadas e sem ter para onde ir. Os moradores também informaram que além da casa, feita de madeira e lona, eles perderam alimentos, que haviam recebido por meio de doação, e até animais morreram no local.
Os moradores informaram também que no início da ocupação no local, há 40 dias, foram até a Prefeitura para falar sobre a situação, do motivo de estar se instalando no local e da necessidade de um local para morar e que eles iriam ficar no local para plantar e ter um lugar para trabalhar. Mas hoje foram pegos de surpresas.
Ainda segundo a reportagem, os moradores não resistiram a ação e apenas saíram de dentro dos barracos e tentaram salvar o pouco que restou.