Nas próximas horas o prefeito Herzem Gusmão deve publicar um novo decreto atualizando a situação do comércio em Vitória da Conquista. O comercio está há mais de 40 fechado e os lojistas já contabilizam os prejuízos.
Lojas e também bares e restaurantes já encerraram definitivamente suas atividades por causa da crise financeira provocada pelo Coronavírus. Contudo, o isolamento social continua sendo a medida mais eficaz no combate à disseminação do vírus.
Na última quinta-feira (14), uma entre o Comitê Gestor de Crise, o Comitê de Representação Civil e Institucional e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) discutiram alternativas para a reabertura do comércio. A proposta apresentada foi levada para avaliação da gestão municipal.
Em entrevista à Rádio Clube, o secretário de Administração, que também está à frente do Comitê de Crise fez um balanço da reunião. De acordo com ele, as propostas estão sendo analisadas, mas ainda é cedo para falar em flexibilização, dando a entender que o comércio permanecerá fechado.
“É muito cedo para que a gente possa falar em qualquer mudança no decreto ou uma possível flexibilização. Principalmente, porque pela análise dos nossos dados , nossa curva epidemiológica está em ascensão”, declarou.
Atualmente, o município tem 74 casos confirmados do Coronavírus, sendo que desses, 40 já se recuperaram da doença, e outros 4 pacientes foram a óbito.