Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Secretário de administração diz que Prefeitura adotou novo decreto do toque de recolher após Rui Costa prometer novos leitos de UTI

Random image

Em entrevista concedida a TV Sudoeste na manhã desta segunda-feira (22), o secretário de Administração e presidente do comitê gestor de crise Kairan Rocha detalhou a respeito do novo decreto estadual de toque de recolher em Vitória da Conquista.

De acordo com o secretário, a ampliação do toque de recolher foi acatada pelo Governo Municipal após o governador da Bahia, Rui Costa (PT), se comprometer com a prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM), em abrir novos leitos para a macrorregião de Vitória da Conquista para desafogar.

“Ontem o governador entrou em contato com a prefeita em exercício, Sheila, e pediu para que ela aderisse ao novo decreto de ampliação do toque de recolher. Em contrapartida, a nossa prefeita solicitou que ele ampliasse as vagas de leitos, principalmente para atender os pacientes da nossa macrorregião”, disse Rocha.

Segundo o secretário, na última sexta-feira (19), um ofício solicitando a abertura de novos leitos no Hospital do Câncer em Caetité foi assinado pelo Secretário de Saúde da Macrorregião e pela Secretária Municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, ao governador do estado, para desafogar os hospitais de Vitória da Conquista”.

“Através de ofício solicitada essa abertura dos leitos, a liberação, desde a última sexta-feira, assinado pelo Secretário de Saúde da Macrorregião e inclusive pela nossa Secretária de Saúde Ramona Cerqueira. Com a confirmação de que o governador atenderá essa solicitação da prefeita em exercício, em disponibilizar novos leitos em Caetité, o que desafogará Vitória da Conquista, acatamos o decreto”, disse.

O Secretário ainda ressaltou que durante todo o período da validade do novo decreto do toque de recolher, que começa nesta segunda (22) e vai até o dia 28 de fevereiro, a prefeitura irá avaliar se a medida trouxe resultados para a diminuição dos casos de covid-19 e da taxa de ocupação dos leitos de UTI.

Conforme o novo decreto, no período das 20h às 5h, é permitido o deslocamento somente para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência.

Não são alcançados pelo decreto os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; os serviços delivery de farmácia e medicamentos; e as atividades profissionais de transporte privado de passageiros estão liberados durante toda a noite. O transporte coletivo deve encerrar as atividades às 20h30 e retornas às 5h. Já o delivery de restaurantes pode funcionar até às 23h.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também