O secretário de Administração e presidente do Comitê Gestor de Crise de Vitória da Conquista, Kairan Rocha, concedeu uma entrevista ao programa Band Revista, na noite desta terça-feira (09).
Dentre as declarações feitas pelo secretário, a de que o município vai flexibilizar o lockdown e o toque de recolher foi que a mais repercutiu. De acordo com Kairan, a decisão foi tomada porque essas medidas restritivas não surtiram o efeito esperado. “Nós nos comprometemos a avaliar o ritmo de transmissão, o número de ativos e, principalmente, a ocupação dos leitos. A gente percebe que as medidas colocadas pelo Governo do Estado não surtiram efeito em Vitória da Conquista”, afirmou Kairan.
Assim como o prefeito licenciado Herzem Gusmão, a prefeita em exercício, Sheila Lemos, o secretário também afirmou que a ocupação dos leitos de UTI se deve a pacientes vindos de outros municípios. “Está mais do que comprovado que o o funcionamento do comércio não causa impacto nos nossos leitos de UTI”, assegurou.
Kairan disse ainda que é favorável à ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos que acabam gerando aglomerações e que o isolamento social se mostrou ineficaz em Conquista. “O que nós defendemos é o distanciamento social, não o isolamento social. O isolamento social se mostrou inócuo dentro do nosso município”, disse.
O que os números mostram é que os casos de Coronavírus estão crescendo em ritmo acelerado e que as mortes também aumentaram, totalizando 334. Os leitos de UTI, por outro lado, estão cada vez mais perto da ocupação máxima. Como ocorria desde antes da pandemia, esses leitos devem atender a pacientes da região, o que aproximam ainda mais o município do colapso.