Com as últimas chuvas que atingiram Vitória da Conquista no início desse ano, a cidade foi tomada por mato nos mais diversos pontos da cidade. Para realizar a limpeza das áreas, a Secretária Municipal de Serviços Públicos em parceria com a Torre Construções iniciou uma operação.
Em entrevista ao Blog do Sena, nesta quinta-feira (11), o secretário Luiz Paulo deu detalhes da ação de limpeza na cidade. Segundo ele, agora com o tempo estável, o trabalho foi intensificado.”A gente teve um período longo de chuvas e agora com essa estiagem, a gente consegue limpar os locais que não estavámos conseguindo e fazendo um trabalho de excelência. E nós temos uma equipe qualificada para deixar a cidade cada vez mais limpa e linda”, explicou Paulo.
Após a limpeza, os meios fios das ruas e avenidas estão recebendo uma mão de cal. A avenida Filipinas, no bairro Felícia, por exemplo, recebeu uma ação na manhã desta quinta-feira (11). O secretário explicou que outras localidades também já receberam ou vão receber as intervenções.
“Estamos realizando um mutirão em toda cidade. A gente tem equipes no Bruno Bacelar, na Avenida Filipas no bairro Jardim Guanabara, na Juracy Magalhães, na Eduardo Magalhães e seguindo um cronograma semanal. Estamos realizando a limpeza, a raçagem, a capina e seguida estamoa fazendo essa pintura nos meios fios em toda a cidade.
Em Vitória da Conquista, um grande problema é o descarte irregular de resíduos sólidos e já é considerado um dos principais desafios das cidades brasileiras. O problema é que a prática ilegal gera vários. Tanto o lixo doméstico quanto os materiais das indústrias e das empresas de construção civil precisam ser destinados aos seus respectivos pontos de coleta.
Ao andar pelos bairros das cidades, principalmentes nas ruas localizadas ao entorno do Anel Viário, é possível ver a grande quantidade de entulhos destacartados de foma irregular. O secretário explica que esses materiais precisam ser descartados em locais apropriados como os pontos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), uma alternativa gratuita que pode ser utilizada pelos pequenos geradores de entulho, após pequenas reformas ou reparos em suas residências.
“Até fizemos um vídeo, alguns dias atrás, mostrando a situação de pessoas que descatam lixo em praças públicas e em pontos irregulares. Nós temos pevis distribuídos pela cidade onde as pessoas podem levar os restos das pequenas reformas que a gente faz a coleta diarimente”, destacou Paulo.