Uma ação conjunta entre a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e a Casa da Cidadania, instituição conquistense, vai distribuir sabonetes para entidades filantrópicas, coletivos, organizações e associações de mulheres, além de pessoas em estado de vulnerabilidade social de Vitória da Conquista. A iniciativa é um reforço ao combate do novo coronavírus, cujos principais meios de prevenção são o isolamento social e medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos.
As 15 mil unidades destinadas a Conquista começaram a ser distribuídas nesta quinta-feira (16). De acordo com a Casa da Cidadania, as entregas serão feitas dentro de um cronograma e seguindo normas de higiene, para que os sabonetes cheguem rápido e de forma segura ao público alvo. A primeira entrega foi a detentos e detentas do Presídio Nilton Gonçalves. Apesar de não haver casos confirmados nas unidades prisionais do município, o vírus já atingiu a população carcerária de outros estados, dando o sinal de alerta sobre a importância de se intensificar a prevenção. A população carcerária é um dos grupos que corre um alto risco de contágio, tanto pelas condições de higiene quanto pela impossibilidade de os presos manterem distância uns dos outros.
Para o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) trata-se de mais uma iniciativa importante no combate ao novo coronavírus e seus impactos. “Nós estamos trabalhando em várias frentes para combater a pandemia: destinamos recursos de nossas emendas e tenho votado a favor de projetos como o vale merenda escolar e os que vão permitir o pagamento de contas de água e de luz de muitas famílias baianas. Nesse caso específico, reforcei a solicitação dessa ação junto ao governo estadual porque a gente sabe que muitas pessoas têm dificuldades para comprar itens de higiene pessoal. E lavar as mãos com sabão é fundamental para diminuir as chances de contaminação. Porém, as famílias mais pobres já estão com dificuldades para o básico. Então, todo reforço é bem-vindo”, afirmou o deputado.