A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está reconstruindo o trecho de 25 metros do muro do Cemitério do Kadija que caiu na semana passada. Segundo o secretário da pasta, Kairan Rocha, a previsão é de que o serviço seja concluído ainda esta semana, caso não haja interferência climática. “Temos pressa em concluir o serviço, mas às vezes chove e o serviço tem que parar”, disse.
O cemitério do Kadija deixou de realizar sepultamentos em março deste ano, por falta de espaço, o que está sendo feito no Campo da Paz. No entanto, as ações de manutenção, a exemplo de limpeza, capina, roçagem e poda, continuam sendo feitas normalmente no Kadija. “A gente não descuida do espaço, porque além de ser um equipamento público, nós respeitamos a preocupação das pessoas com os corpos dos entes queridos que estão sepultados ali”, explicou Kairan.
Inaugurado oficialmente em 1988, o cemitério do Kadija tem 25 mil corpos sepultados. O espaço, que é dividido em alas masculina, feminina e infantil, conta ainda com um ossário de 456 gavetas, todas identificadas com os números de registros dos mortos.