A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), iniciou nesta quarta-feira (15), uma operação de combate ao descarte irregular de resíduos provenientes da construção civil e lixo comum, no município. A ação de hoje ocorreu em uma área verde, às margens da Avenida Sálvio Luz, no bairro Universidade.
O descarte de resíduos tem causado sérios danos ao meio ambiente e à população, e, dessa forma, deve, obrigatoriamente, ser realizado em locais próprios, conforme estabelecido no Decreto nº 21.722 de 17 de fevereiro de 2022. A operação, intitulada “Descarte Nunca Mais”, conta com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal.
O secretário da Sesep, Luís Paulo Santos, lembrou que o Município já realizava o combate ao descarte clandestino e explicou que as ações serão intensificadas com essa operação, que já estava definida desde o ano passado. “Hoje, essa é primeira de outras ações que irão acontecer no decorrer do mês. Podemos aqui observar que essa área é do município, uma área ambiental, área verde, que estava recebendo descarte irregular”.
A ação teve início logo pela manhã. Durante a operação, as equipes flagraram o momento em que veículos tentaram fazer o descarte irregular na área, a exemplo do caminhão de uma empresa da cidade que foi apreendido e autuado por crime ambiental. Além disso, uma empresa, localizada ao lado do terreno onde ocorreu a operação, foi notificada por também fazer o descarte irregular dos materiais. Na área verde, foi encontrada uma grande quantidade de lixo e entulho depositados por diferentes empresas.
“Hoje, nós estamos fazendo uma operação de fiscalização em função do excesso de descarte irregular que estava acontecendo na nossa cidade. Toda semana vai ter uma operação. Não vamos anunciar, vamos fazer nas áreas que já são todas catalogadas. Hoje, já fizemos a primeira apreensão, uma empresa de grande porte da cidade, para nunca mais acontecer e que sirva de exemplo para as outras organizações”, disse o coordenador de Limpeza Urbana da Sesep, Beto Fagundes. No decorrer da manhã, as equipes lacraram a entrada da área utilizada para descarte irregular.
Os cidadãos podem denunciar o descarte irregular de resíduos de construção civil à Sesep, pelos números (77) 3420-7008 e (77) 3420-7028, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.
Pontos de Entrega Voluntária – A Prefeitura mantém 11 Pontos de Entrega Voluntária (PVEs) destinados a receber os resíduos produzidos pela construção civil. O descarte dos resíduos nesses locais acontece sem necessidade de cadastro. Cada pessoa pode descartar até 2m³ de entulho por vez, transportados por meio de carroças, carrinhos de mão, veículos automotores, como caminhonetes e reboques, exceto caçambas.
Veja abaixo a localização de cada PEV:
1 – PEV Senhorinha Cairo (Av. Imperial com Av. Botafogo).
2 – PEV Zabelê (Av. Sérgio Vieira Melo, em frente ao CAIC, Bairro Bateias 2).
3 – PEV Aparecida (Av. Presidente Dutra, Bairro Aparecida).
4 – PEV Jurema (Av. Presidente Dutra, Bairro Jurema).
5 – PEV Santa Helena (nos fundos do Antigo aeroporto, 7 Campos).
6 – PEV Bem Querer (Rua José Pereira de Oliveira, nos fundos do Residencial Dona Olivia, Bairro Bem Querer).
7 – PEV Santa Cecília (Rua Antônio Fernandes, nos fundos do Colégio Lícia Pedral, Bairro Alto Maron).
8 – PEV Vila América (Rua Vladimir Herzog com Av. E, nos fundos do Residencial Greenvillee, Bairro Vila América).
9 – PEV Urbis 6 (Av. Anel do Contorno, esquina com BA-263, Bairro Urbis 6).
10 – PEV Moinho Sudoeste (Av. Brumado, em frente ao Moinho Sudoeste, Bairro Urbis 4).
11 – PEV Campo do Vila (Rua N, Bairro Comveima 1)