Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Sala de espera da UPA fica superlotada, paciente confronta segurança e confusão toma conta com tapas e gritaria

Random image

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória da Conquista enfrenta uma situação crítica de superlotação, resultando em tensões crescentes entre os pacientes. Na última segunda-feira (19) essa tensão desencadeou uma briga, quando uma paciente confrontou um segurança da unidade, gerando muita gritaria e ameaças.

De acordo com informações enviadas ao Blog do Sena pelo Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), a paciente invadiu uma área limitada e, ao ser abordada pelo segurança, desferiu um tapa no rosto do profissional. Ambos foram encaminhados ao Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública) para que as medidas legais fossem tomadas.

As imagens registradas no vídeo mostram sinais de superlotação, com pessoas sentadas no chão e evidências da falta de espaço na unidade de saúde.

Recentemente, a diretoria da UPA defendeu que a superlotação da unidade é causada por uma defasagem no sistema de saúde de baixa complexidade, que é responsabilidade do município. A Unidade de Pronto Atendimento, por outro lado, prioriza casos de média e alta complexidade.

A UPA, por meio do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), mandou uma nota ao Blog do Sena a fim de esclarecer o caso. Confira na íntegra:

“Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma paciente agredindo um vigilante dentro das dependências da UPA.

A paciente em questão invadiu a área de triagem e, ao ser abordada pelo segurança reagiu agressivamente, desferindo um tapa em seu rosto. O segurança, agindo de acordo com os procedimentos de segurança, conteve a paciente com o auxílio de um colega.

Ambos os envolvidos foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para que as devidas medidas legais fossem tomadas.

A Direção do CHVC lamenta o ocorrido e se compromete a implementar medidas adicionais junto á equipe de Vigilantes para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também