A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) prepara o envio de uma reforma administrativa à Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista nos próximos dias. A proposta prevê a criação de duas novas secretarias – Esportes e Segurança Pública – e a reestruturação de outras pastas. Atualmente, Esportes está vinculado à Cultura, e a mudança requer aprovação de, no mínimo, 15 dos 23 vereadores.
A articulação política necessária para aprovar a reforma, no entanto, enfrenta desafios. A recente eleição de Ivan Cordeiro (PL) como presidente da Câmara expôs fissuras na base da prefeita. Cordeiro, apontado como o favorito de Sheila, obteve apenas os votos mínimos para ser eleito, enquanto oito vereadores da base preferiram votar em branco ou anular seus votos.
Entre os votos em branco estão Márcio de Vivi (PSD), Nelson de Vivi (PSDB), Paulinho Oliveira (PSDB), Bibia (União Brasil), Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB), Subtenente Muniz (PSD) e, possivelmente, Lara Fernandes (Republicanos). A vereadora Márcia Viviane (PT) também teria anulado seu voto.
A postura dos parlamentares, especialmente os ligados ao governo, indica um racha na base de Sheila Lemos. A Câmara estará em recesso até fevereiro.