A dificuldade para conseguir atendimento nos postos de saúde, na Unidade de Pronto Atedimento (UPA) e nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde, Santa Casa e Unimec, em Vitória da Conquista, voltou a ser a principal reclamação dos moradores.
Com o crescimento dos casos de dengue no munícipio, além de doenças respiratórias, as unidades de saúde estão cheias de pacientes e que reclamam da demora ou da recusa do atendimento médico. Para buscar resolver esse problema, o secretário Municipal de Saúde Vinícius Rodrigues revelou que três postos de Saúde vão funcionar em horário especial, das 14h às 22h.
Durante entrevista à Rádio Brasil, nesta sexta-feira (23), o secretário disse que os postos dos bairros Morada dos Pássaros, Nova Cidade, Ibirapuera e Urbis II vão atender os pacientes no horário especial. “Quatro unidades Serão transformadas em unidades sentinelas. Serão elas, a Unidade de João Melo, no Ibirapuera, Morada dos Pássaros, Solange Hortela e na Urbis II e Nova cidade. O atendimento será das 14h00 às 22h00 para atender fichas verdes e azuis”, disse Rodrigues.
De acordo com o secretário, os atendimento serão para os pacientes com sintomas de casos de dengue ou de síndrome respiratória. “Teremos dois médicos atendendo em cada unidade dessa para atender adultos e crianças com protocolo todo montado. Fizemos ontem uma reunião com a rede hospitalar SAMU 192, Hospital de Base, Santa Casa, Unimec, para que as pessoas possam criar a rede de referência para as fichas amarelas e vermelhas, fluxo de internamento”, explicou.
Segundo o secretário, os quatro postos de saúde funcionarão das 14h às 22h por 30 dias. Durante esse período, será feito uma avaliação para definir a continuação ou não da medida.” A gente vai ter uma ação muito robusta em relação a isso e ainda teremos mais ações nas semanas subsequentes. Esse atendimento inicialmente durará por 30 dias. Lógico que a gente vai acompanhar estatisticamente. Se a gente perceber que o atendimento continua alto, os índices de dengue não diminuíram, a gente vai ampliar esse atendimento”, contou Rodrigues.
A medida adota pelo Governo Sheila Lemos (União Brasil) e bem parecida com a que foi adotada pelo Governo Herzem Gusmão (MDB) em fevereiro de 2020. Na época, os Postos Saúde da Família Solange Hortélio, na Zona Oeste de Vitória da Conquista, Comveima, URBIS VI, URBIS V e Vila Serrana passaram a atender a população das 7h às 22. No entanto, a medida não durou muito tempo.