Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Professores realizam protesto em frente à Secretaria de Educação

Random image


Com a instransigência da administração municipal em dialogar com os professores, a categoria tem realizado protestos e já prevê paralisações para cobrar o cumprimento da Lei do Piso e também do Estatuto do Magistério. Nesta segunda-feira (26), os professores realizaram uma assembleia convocada pelo Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp) no Colégio Heleusa Câmara.

Além da Lei do Piso, o Sindicato apresentou outras pautas importantes da categoria. Em entrevista ao Blog do Sena, a presidente Greissy Leôncio, disse que o desvio de função é um dos pontos que causa maior contrariedade para a categoria.

Outras pautas pedagógicas muito graves também que têm acontecido na rede. E uma delas, por exemplo, é um desvio de função que está acontecendo na rede municipal, onde a secretaria tem colocado outros profissionais que não são professores, que não fizeram concurso público para assumir registro de classe, para assumir as classes durante os AC’s, que são as atividades complementares dos professores. E o sindicato é contra isso, porque isso é uma forma de precarizar o trabalho. E, além do mais, nós temos um concurso vigente, onde vários professores passaram nesse concurso e estão aguardando ser chamados, e essa prática que tem sido adotada pela Secretaria Municipal de Educação impede, inclusive, esses professores de serem convocados”, explicou a presidente.

Após a assembleia, os professores seguiram para a porta da Secretaria de Educação. Conforme o que ficou decidido em assembleia, outras duas manifestações seria feitas na porta da Secretaria nesta quarta-feira e quinta-feira. “Terminamos uma assembleia muito produtiva,  uma assembleia assertiva, onde foi ali deliberado por uma paralisação nesta quinta-feira, e quinta-feira estaremos aqui novamente reivindicando os direitos que são garantidos no nosso estatuto do magistério e Lei do Piso”.

Com a aproximação do período junino, a manifestação será de um jeito mais inusitado. “Traremos aí, de uma forma um pouco descontraída, um trios e um de forró, serviremos um quentão, porque agora o frio chegou, mas tudo isso em volta de um movimento de mobilização e reivindicações que não foge a função dos sindicatos”, antecipou.

A grande expectativa é pela revogação da lei de reajuste enviada pela prefeita Sheila Lemos (UB) sem a devida negociação. Mesmo com a aprovação pela Câmara de Vereadores, o presidente Ivan Cordeiro (PL) está encabeçando tratativas para que Sindicato e gestão municipal cheguem a um acordo.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também