Na manhã desta sexta-feira(16), professores da rede municipal de Vitória da Conquista realizaram mais um protesto cobrando que o Governo Sheila Lemos cumpra a lei nacional do piso. A manifestação aconteceu em frente ao auditório do Cemae, local onde a Prefeita Sheila Lemos (União Brasil) estava realizando, com a presença do prefeito de Salvador Bruno Reis e de ACM Neto, o lançamento do programa “Governado com as Pessoas”.
Com carro de som e faixas que questionava o nome programa do Governo Municipal comparado ao tratamento aos pleitos da categoria, os professores denunciaram o não cumprimento do piso salarial e do plano de carreira.
Em entrevista ao Blog do Sena, a vice-presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP), Greissy Leoncio Reis, disparou contra a Sheila Lemos e também contra Bruno Reis. “Estamos aqui, mais uma vez, denunciando que está infringindo. E o prefeito Bruno Reis também é uma fora da lei que não cumpre o piso salarial em Salvador e nem o plano de carreira. Ele está em coloio com a Sheila para ataque aos professores”, disparou. “Ele não é bem-vindo em nossa cidade, assim como qualquer prefeito que desrespeita professor”, completou.
Cones e a presença da guarda municipal impediram que os professores manifestante pudessem entrar no local do evento, fato que não os intimidaram para que continuassem o protesto. “Que a nossa voz ecoe até os quatro cantos da cidade. Estamos dando o nosso recado: essa prefeita é ilegal”, afirmou Greissy.
Apesar da manifestação, as aulas na rede municipal aconteceram normalmente durante todo o dia. Apenas a direção do SIMMP cerca de 40 professores representantes sindicais participaram do ato em nome de toda a categoria.