A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou no Diário Oficial do Município desta semana a rescisão contratual com a empresa Allpha Pavimentações e Serviços de Construções LTDA. A empresa havia sido contratada em julho do ano passado para executar serviços em estradas vicinais do município através da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
De acordo com a publicação, a decisão de rescindir o contrato foi unilateral por parte da Prefeitura. O contrato de R$ 14.414.973,86, mais de quatorze milhões de reais, foi assinado após um pregão eletrônico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Com a rescisão, os valores do contrato, que deveriam chegar através de emendas parlamentares, não foram pagos à Allpha. A previsão de entrega das obras era de outubro de 2025. Uma nova empresa deve ser contratada para executar os serviços.
A empresa em questão foi uma dos alvos da Operação Overclean da Polícia Federal. As investigações apontam que a empresa foi peça central do esquema de corrupção que envolve superfaturamento de contratos, serviços não executados ou mal realizados e pagamentos de propinas a agentes públicos para garantir a aprovação de contratos e liberação de pagamentos.
A Allpha foi ainda alvo de diversas comunicações de operações suspeitas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), incluindo movimentações financeiras incompatíveis com seu porte e transferências para empresas do mesmo grupo.