
Na última terça-feira (26), ocorreu uma reunião do Conselho Municipal de Transporte para apresentação do Plano Municipal de Transporte. Durante o encontro, foi apresentado o estudo do transporte público de Vitória da Conquista e o plano de transporte que foi elaborado.

A reunião ocorreu com a presença de diversas autoridades, dentre elas alguns vereadores, o coordenador de Transportes Públicos do Município de Vitória da Conquista, Micael Silveira, e o diretor da empresa Cidade Verde, Sérgio Hubner.

De acordo com o projeto apresentado, toda a malha de ônibus do município poderá sofrer alterações, sendo que algumas linhas podem deixar de existir, passando a ser incorporadas por outras.

Em entrevista ao Blog do Sena, o coordenador de transportes, Micael Oliveira, explicou como as possíveis mudanças foram elaboradas.
“Todos os gráficos trazidos para esse conselho vão no sentido de ajustar as linhas e organizar o sistema. Trata-se de uma malha completa, nós temos linhas que terão parte do itinerário absorvido por outras, linhas que terão mais ônibus ou menos ônibus”, declarou.
Outro ponto importante abordado foi a situação da Viação Rosa, que teve seus ônibus alugados pela Prefeitura para operar no lote 1. Por meio de um decreto, a Prefeitura renovou o contrato com a empresa até janeiro do próximo ano, gerando gastos mensais com a operação de mais de R$ 2 milhões.
Sobre a licitação de uma nova empresa que passará a operar em caráter de concessão, operando o lote 1, o coordenador afirmou que já existem movimentações internas no sentido de lançar um edital de licitação para, contudo, afirmou que não existe um prazo previsto para que o edital seja lançado.

O vereador Coriolano Moraes criticou o contrato oneroso que a Prefeitura de Vitória da Conquista tem com a Viação Rosa. O parlamentar afirmou que o sistema de transporte é ‘autossustentável’, não existindo a necessidade de manter essa forma de operação para o lote 1.
“A população está sendo lesada, parte do recurso que poderia ser investido na educação, na saúde, está sendo destinada para bancar a empresa rosa no lote 1, quando é um sistema autossustentável”, criticou Coriolano.
O vereador também criticou a situação do transporte clandestino, afirmando que a Prefeitura não cumpre seu papel de fiscalizar e combater o transporte irregular de passageiros. Ao contrário do que afirmou o coordenador, segundo o qual chegam a ser feitas duas operações diárias na cidade com esse intuito.

No plano apresentado, também foi retomada a possibilidade de regulamentação também das vans, promessa de campanha do prefeito Herzem Gusmão. Caso a regulamentação ocorra, as vans passarão a ter linhas específicas, que, de acordo com o gráfico apresentado, são em sua maioria para localidades mais distantes da cidade.