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Conquista: Prefeitura realiza testes em veículo Bi-Articulado considerado maior ônibus do mundo

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A Prefeitura deu início esta semana aos testes com o Neobus Mega BRT para avaliar as condições de viabilidade operacional pelas ruas da cidade. O veículo, que é bi-articulado, possui 28 metros de comprimento e capacidade para até 270 passageiros, sendo considerado o maior ônibus do mundo.

O veículo foi testado no percurso da Estação de Transbordo Herzem Gusmão em direção à Uesb, em um treinamento restrito a motoristas e sem passageiros, com a finalidade de avaliar a trafegabilidade neste percurso. A próxima etapa dos testes incluirá uma simulação da operação na mesma linha.

A notícia dos testes com o ônibus em Vitória da Conquista teve ainda repercussão nacional, após a divulgação feita em uma página especializada em mobilidade urbana no Brasil. De acordo com a publicação feita pelo site Ônibus & Transporte, no último sábado (22), o Neobus Mega BRT apresenta como características: cinco portas de acesso do lado esquerdo para embarque em estações de BRT e duas do lado direito no nível do solo. Para o conforto dos passageiros, o ônibus é equipado com 71 poltronas estofadas do modelo City, três aparelhos de ar-condicionado, janelas panorâmicas com vidros fumê, piso plástico antiderrapante e suportes pega-mão nos balaústres horizontais. Além disso, o veículo conta com itens de segurança, como saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto.

Segundo o coordenador Municipal de Transporte Público, Sérgio Hubner, os testes visam verificar a adaptação do ônibus às condições de tráfego da cidade e avaliar o impacto na mobilidade urbana. “A população de Vitória da Conquista aguarda ansiosamente os resultados, na esperança de contar com um transporte público mais eficiente e confortável”, complementou.

Ainda segundo Hubner, nesta fase, o Bi-articulado percorreu à Linha Centro x Uesb, considerando a grande demanda de passageiros e também para verificar os pontos que carecem de melhorias neste circuito viário. “A concentração de escolas, faculdades públicas e privadas, grandes supermercados, shoppings e órgãos públicos todos com demandas concentradas, com turnos coincidentes com as demais atividades econômicas, faz com que este veículo seja parte da solução da mobilidade desta região”, destacou o coordenador.


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