Vitória da Conquista já recebeu 150, 23mm de chuva, segundo a última atualização feita pelo Cemaden, às 15h30 desta segunda-feira (13). Por conta do grande volume de chuva, a situação se agravou em algumas regiões do município, mas a Prefeitura, por meio do Comitê de Crise, trabalha para minimizar os efeitos das chuvas em área urbanas e rurais e para atender as famílias afetadas.
Nesta segunda-feira (25), equipes da Defesa Civil, Desenvolvimento Rural (SMDR), Desenvolvimento Social (Semdes) e Educação (Smed) estiveram em José Gonçalves para vistoriar o alagamento em residências da sede do distrito e viabilizar a assistência do Governo Municipal. Na sede da Subprefeitura, durante todo dia, as famílias com perfil para aluguel social receberam orientação em relação à documentação necessária para acesso ao benefício.
Segundo a Semdes, das 42 famílias atendidas em José Gonçalves, duas foram encaminhadas para aluguel social imediato e uma está desalojada. As famílias serão encaminhadas para acesso a serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social, como o aluguel social. A equipe da Smed acompanhou os atendimentos e, caso seja necessário, uma escola da região será disponibilizada para p abrigo.
A Subprefeitura de José Gonçalves também está com todo o maquinário, a exemplo de caçambas, retroescavadeira e pá enchedeira, fazendo a abertura de canais para escoamento da água. Já a Guarda Municipal apoia a força-tarefa, reforçando a segurança nas áreas atingidas, realizando vistorias técnicas, orientando a população e fornecendo suporte logístico necessário.
Em Bate-Pé, a SMDR criou rotas alternativas para garantir a mobilidade da população no período de chuvas, já que a estrada principal, que liga Pradoso a Bate-Pé, que se encontra em obras realizadas pelo Governo do Estado, está intransitável. No momento, a melhor alternativa é a estrada do Cavalo Morto, que segue do Pau Ferro até o distrito do Iguá, pois não tem atoleiro nesse trecho.
Também há registro de alagamento da rua principal de Dantelândia, com queda de muro em residências. Ontem, o Comitê de Crise esteve nesse povoado e também em Corta Lote e Poço Verde. Houve uma residência com desabamento parcial no distrito de Bate-Pé e uma com risco de desabamento na cidade, que já foi interditada e a família foi para casa de familiares.
Servidores das secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Serviços Públicos (Sesep) atuaram em conjunto com as máquinas da Prefeitura, envolvidas na desobstrução do canal de drenagem do bairro Santa Cecília.
A Sesep também realizou a limpeza superficial das grades de escoamento pluvial e bocas de lobo na Av. Olívia Flores e principais vias dos bairros Cruzeiro, Brasil e Zabelê, mutirão de limpeza no Conjunto Habitacional do Vila Elisa e poda de árvore no Caminho do Parque.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) fez remoção de galho grande no canteiro Central da Urbis V; remoção de árvore inteira caída na Praça Mary Glayde; remoção de galho grande de Madeira Nova na Av. Juracy Magalhães; remoção de galho grande na ciclovia da Av.Joana Souza; remoção de galho na Frei Benjamim; e remoção de galho caído na Av. Olívia Flores.
A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Simtrans, segue com o patrulhamento em diversas vias do município e o bloqueio de vias. Veja os trechos com interdição: bloqueio total do cruzamento da Av. Perimetral e Gilenilda Alves; bloqueio de trecho da Av. Expedicionários x Praça do Gil; e bloqueio e patrulhamento na Francisco Sabino.
Por conta das chuvas, as Unidades de Saúde da Família localizadas na sede do distrito de Bate-Pé e nos povoados de Lagoa Formosa, Roseira e São Joaquim não abriram nesta segunda-feira (13). Na Zona Urbana, também foram suspensos, na manhã desta segunda-feira, os atendimentos do Consultório na Rua e o do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso com Limitação (Pamdil), por questão de segurança das equipes que precisam transitar pelas ruas da cidade para realização dos atendimentos itinerantes.