As noites mais frias deste inverno em Vitória da Conquista deixaram as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) com uma atenção ainda maior para a população em situação de rua.
Para atender a esta demanda, a equipe do Serviço de Abordagem Social está oferecendo dormitório no Abrigo Provisório II, que, como medida restritiva devido à Pandemia, não permitia a saída dos acolhidos. “Com o dormitório, aumentou a adesão ao abrigo, porque agora elas passam a noite e saem durante o dia, o que antes não poderia ser feito”, explicou o gerente da Abordagem Social Wadson Botelho Oliveira. Entre os meses de junho e julho foram feitos 29 encaminhamentos para os abrigos da Prefeitura e de organizações da sociedade civil.
Na última quinta-feira (12), a equipe, durante a sua rotina noturna, encontrou E.D. (39 anos) nas proximidades da Ceasa e ofereceu a ele a possibilidade de uma dormida mais tranquila no abrigo II. E. D está na cidade há quase seis meses e veio do estado de Sergipe em busca de trabalho. “Eu sei trabalhar com ajudante de pedreiro, mas por enquanto estou fazendo bico de lavador de carro, o que tem dado para garantir a comida”, contou E.D enquanto arruma suas coisas para levar para o abrigo.
Desde o início da pandemia, em 2020, a Prefeitura vem ampliando o atendimento a este público. “Nós implantamos dois abrigos provisórios, ampliamos o atendimento dos Centros Pops e da equipe de abordagem para sábado, passamos a oferecer almoço nos Centros Pops. E agora no inverno implantamos o dormitório para pernoite. Pois, entendemos que se a pandemia tem fragilizado nossas vidas, para pessoas em situações de vulnerabilidade, ela vulnerabiliza mais ainda os indivíduos”, destacou o secretário da Semdes, Michael Farias.