
Na noite da última quinta-feira (28), foi ao ar no programa Conquista de Todos um áudio da diretora de Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista, Ana Maria Ferraz, no qual ela afirma que cerca de 573 pacientes com suspeita de Coronavírus estão sendo monitorados no município. Ela disse ainda que um dos maiores problemas é o descumprimento por parte desses paciente do isolamento social.
“Ainda estão em monitoramento 573. Os que deveriam estar em isolamento são esses 573. A gente vem enfrentando uma série de dificuldades com as pessoas. Muita falta de sensibilidade nesse momento. Muita gente evadindo do isolamento domiciliar”, afirmou.
Com base no áudio, o Blog do Sena fez uma matéria abordando o assunto. A vereadora Márcia Viviane também tratou sobre o tema e cobrou providências sobre a preocupação manifestada pela diretora de Vigilância Sanitária.
A Secretaria Municipal de Saúde através da Secretaria de Comunicação negou por meio de nota que os pacientes estão descumprindo o isolamento. Contudo, apesar de afirmar que o áudio da diretora foi vazado, a nota confirma que a diretora compartilhou com o Conselho Municipal de Saúde a preocupação das equipes de saúde com o descumprimento do isolamento social por parte de pessoas com suspeita da doença.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que não é verdadeira a informação divulgada em alguns blogs da cidade, de que existem em Vitória da Conquista mais de 500 pessoas descumprindo o isolamento domiciliar. Como explicou a Diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, na reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada em 19 de maio de 2020, cujo áudio foi vazado sem autorização para a imprensa, existiam 573 pessoas em monitoramento, conforme os dados registrados pela Vigilância Epidemiológica do município. É importante enfatizar que a diretora compartilhou com o Conselho a preocupação das equipes da SMS com algumas pessoas que não cumprem a prescrição de isolamento domiciliar, não se referindo em nenhum momento ao quantitativo de 500 ou qualquer outro.
Na próxima segunda-feira (01), parte do comércio de Conquista será reaberto. Assim, cabe ressaltar a importância de evitar aglomerações, utilizar máscaras e higienizar bem as mãos.