Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Prefeitura nega que filhotes de jacaré tenham sido jogados na Lagoa das Bateias

No programa Redação Brasil desta quinta-feira (09), o homem que encontrou e fotografou um possível jacaré na Urbis II, concedeu uma entrevista dizendo ter vistos supostos funcionários da Prefeitura, jogando filhotes de jacaré na Lagoa das Bateias há cerca de 4 anos.

Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, que respondeu por meio de nota emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, na qual afirma que filhotes de jacaré jamais foram jogados na Lagoa das Bateias.

Ainda de acordo com a nota, é possível que jacarés migrem para essas regiões, mas que eles não representam perigo aos seres humanos, uma vez que costumam fugir da presença humana. O único risco de ataque é se pessoas despreparadas tentarem fazer a captura desses aninais.

Confira a nota:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que o Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestres, nunca depositou filhotes de jacarés na Lagoa das Bateias.  O Cetas é um órgão público e tem a função de recepcionar e recuperar animais silvestres apreendidos pela fiscalização ambiental.  Esclarece ainda que, até o momento, não recebeu nenhum chamado a respeito da presença desses animais no local.

O coordenador do Cetas, o médico veterinário Aderbal Azevedo, ratifica que por apresentar grandes dimensões podem acontecer migrações de algumas espécies para a lagoa. Contudo, não há risco para as pessoas que transitam no local, pois os jacarés, normalmente, fogem da presença humana, exceto se alguém tentar capturar alguma espécie se expondo a resposta de defesa do animal.

CETAS – Implantado em 2000 o Cetas é uma unidade de referência, tanto no Estado, quanto fora dele, em razão da qualidade dos trabalhos prestados para a preservação da biodiversidade.

Secom, 09 de janeiro de 2020.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também