O Blog do Sena divulgou mais cedo a situação de várias ruas da cidade que estavam tomadas por buracos. A Prefeitura vem utilizando cascalho para fazer o fechamento dos buracos e garantir a trafegabilidade das vias.
Em nota divulgada neste sábado (03, a Prefeitura justificou que a aplicação de asfalto só pode ser feita em períodos secos, e que a aplicação de cascalho foi uma medida utilizada para que as pessoas pudessem trafegar pelos locais onde o asfalto cedeu sem tantos transtornos.
Desse modo, a aplicação de cascalho reduz o problema dos buracos, sendo uma medida paliativa até que o asfalto possa ser aplicado nas ruas.
Confira a nota:
Nota ao Blog do Sena
A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que o surgimento de buracos na cidade se deveu ao grande volume de chuva registrado na cidade, no período de oito dias, mas que tem sido rápida na Operação Tapa-Buraco para garantir que as vias fiquem transitáveis. É importante ressaltar que antes mesmo que as ruas estivessem totalmente secas, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) deu início à Operação, com a utilização de cascalho na etapa preliminar ao asfalto, seguida da pavimentação.
O cascalho permite uma resposta rápida e eficiente à deterioração das vias durante as chuvas. Já o asfalto ou Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) só pode ser aplicado em dias e locais secos, pois até a preparação do material requer o uso do calor.
Além de necessário na etapa preliminar, pois diminui a profundidade do buraco, o cascalho evita acidentes e garante a trafegabilidade, sendo esta a maior preocupação do Governo Municipal. Por isso, as equipes se dividiram: algumas colocando o cascalho e as outras aplicavam o asfalto, o que já ocorreu na maior parte da cidade.
Secom, 3 de fevereiro de 2024