Nesta semana a Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou as obras de reforma da Praça da Urbis VI. A obra foi possível através de uma emenda do deputado federal Waldenor Pereira (PT), através da mobilização do vereador Fernando Jacaré.
O local ao lado da Praça, onde funcionava a feira, também está incluso no projeto da nova praça. Assim, a Prefeitura decidiu mudar as barracas, que ficam fixas mesmo nos dias que não tem feira, de local. Contudo, as barracas foram realocadas no meio da madrugada sem que antes fosse emitido um aviso prévio para os moradores do Caminho 19A.
Para aumentar o descontentamento dos moradores, a rua é a única que não é asfaltada no bairro e também não foi incluída na reforma.
Nesta quinta-feira (13), o Blog do Sena esteve no local e conversou com alguns moradores. Eles exigem a pavimentação da rua ou, ao menos, a realização da obra de paisagismo.
“A Prefeitura está jogando os moradores contra o barraqueiros. A nossa revolta se acentuou quando a gente ficou sabendo que não seríamos contemplados. A reforma da Praça da Urbis VI foi feita de uma forma incompleta, ela não contempla todo o quarteirão. Nós queremos uma resposta da Prefeitura. Se não for pavimentar, que faça pelo menos a obra de paisagismo”, afirmou a moradora.
Os moradores temem ainda que a colocação das barracas em frente às casas não seja provisória, isso porque alguns feirantes disseram que pretendem ficar no local mesmo quando a reforma da praça for concluída.
Nossa reportagem está tentando entrar em contato com a Prefeitura para saber porque as barracas foram realocadas sem que os moradores fossem avisados e também se existe alguma previsão para o asfaltamento da rua.