Com a pandemia de Coronavírus, várias cidades iniciaram a construção de novos cemitérios e a abertura de novas covas em cemitérios já existentes. A medida faz parte das medidas de contenção do vírus, uma vez que o números de sepultamentos aumentaram significativamente.
Nesta terça-feira (05), o Blog do Sena esteve na fazenda Dandara, localizada às margens da BA-262, na estrada que liga Vitória da Conquista a Anagé, onde a prefeitura de Vitória da Conquista iniciou a construção do novo cemitério municipal. A área era utilizada para o despejo de entulhos da Prefeitura e agora está sendo aterrada para dar lugar ao cemitério.
A área onde a construção do novo campo santo está sendo realizada é de 4 hectares (40 mil metros quadrados). A obra não foi divulgada pela Prefeitura tampouco existem placas de sinalização, mas funcionários da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), que está executando a intervenção, confirmaram que se trata de um novo cemitério.
No ano passado, foi notícia em vários veículos de comunicação de Vitória da Conquista a falta de vagas no Cemitério Municipal do Kadija, onde sepultamentos já estavam sendo realizados nos espaços entre as covas. O Cemitério da Saudade já não possui vagas para a construção de novas sepulturas.
Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura através da Secretaria de Comunicação (Secom) para obter maiores detalhes sobre a obra, mas ainda não obtivemos retorno.
Confira o vídeo: