Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Prefeitura fala em revisar protocolo que autorizou a reabertura do comércio, que pode ser fechado novamente

Random image

Um dia após Vitória da Conquista bater o recorde em registros de novos casos de Coronavírus, 40 em um único dia, e a maior taxa de ocupação de leitos de UTI, 60%, a Prefeitura já começou a se movimentar para tentar minimizar a escalada dos casos.

Com a iminente necessidade de fechar o comércio novamente, uma vez que os números do Coronavírus no município aumentarem em 301 em 19 dias, medida que pode ser extremamente impopular, especialmente entre os comerciantes, que constituem a maioria entre os apoiadores do governo Herzem Gusmão, a Prefeitura começa a buscar outros argumentos para justificar a necessidade.

Na noite desta sexta-feira (19), a Prefeitura encontrou no Hospital das Clínicas de Conquista (HCC), contratado pelo Governo do Estado para atender paciente com Coronavírus do município e região, seu bode expiatório. De acordo com o texto publicado no site da Prefeitura, o governo municipal estaria cobrando esclarecimentos ao Governo do Estado, uma vez que o HCC estaria com menos leitos disponíveis do que teria sido divulgado.

Sobre o assunto, o presidente do Comitê Gestor de Crise, Kairan Rocha, afirmou que os protocolos de reabertura do comércio seriam revistos, pois eles foram elaborados tento em vista o número de leitos. “A redução deste número, se for verdadeira, nos fará revisar todos os procedimentos adotados até agora”, afirmou o secretário. Clique aqui e confirma a matéria na íntegra.

Números do Coronavírus

Casos confirmados saltaram de 159 (1º de Junho-reabertura do comércio) para 460 (19 de Junho);

Número de óbitos saltaram de 5 para 12 (19 de Junho);

Casos notificados de 1489 para 7099;

Casos em investigação passaram de 337 para 4061 casos.

Ministério Público Estadual

Desde que o comércio foi aberto e os casos começaram a aumentar, o Ministério Público Estadual recomendou que o comércio não essencial fosse fechado novamente. Contudo, o prefeito Herzem Gusmão afirmou categoricamente que não acataria a recomendação.

Agora, com o aumento vertiginoso dos casos, caso o prefeito continue se eximindo da decisão, o fechamento do comércio pode ser determinador pelo Tribunal de Justiça, como ocorreu em outros municípios.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também