A Prefeitura está executando obra de recapeamento asfáltico em várias ruas do povoado de Lagoa de José Luís, localizado à margem da BR-116, a cerca de 20 quilômetros da zona urbana de Vitória da Conquista. A obra está sendo realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A intervenção de 1,5 quilômetro deverá consumir aproximadamente 1,2 mil toneladas de material asfáltico do tipo CBUQ, até o fim da próxima semana.
Os recursos foram viabilizados a partir de uma emenda parlamentar de R$ 14 milhões, articulada pela prefeita Sheila Lemos junto ao deputado federal Elmar Nascimento. Esse montante vem sendo aplicado pelo Governo Municipal em serviços de pavimentação e recapeamento, nas zonas urbana e rural do município.
No perímetro urbano, a maior parte dos recursos – mais de R$ 9,6 milhões – está permitindo a pavimentação de 57 ruas dos loteamentos Santa Terezinha, Jardim Valéria, Jardim Sudoeste e parte do Jardim Copacabana 2, todos situados no bairro Jatobá, que fica próximo aos bairros Campinhos e Simão. O restante da emenda está sendo direcionada a outros serviços de infraestrutura viária, a exemplo das principais vias de Lagoa de José Luís.
“É importante que a comunidade entenda que, neste momento, essa verba é destinada exclusivamente para recapeamento. Então, todo o asfalto da região da Lagoa de José Luís será totalmente recuperado, desde o início da BR-116 até os limites internos do povoado”, esclarece o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.
Enquanto vistoriava a obra, na tarde desta quinta-feira (5), acompanhada por técnicos da Seinfra e da Codevasf, a prefeita Sheila Lemos avaliou o impacto que o recapeamento terá no desenvolvimento econômico do município. Afinal, uma das vias recapeadas faz parte do trajeto percorrido pelos caminhões que transportam o café cultivado na região.
“Aqui é rota do café. Tem essa ladeira, bastante íngreme, e, quando chove, os caminhões não conseguem fazer o escoamento do café da região para secar na caatinga”, observou Sheila.
Ainda segundo ela, o asfalto anterior foi feito entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000, e estava precisando de requalificação. “Então, através de emenda parlamentar do deputado Elmar Nascimento, nós conseguimos para a Codevasf executar essa obra, que vai reforçar ainda mais a economia na zona rural da cidade, porque aqui é rota do café”, destacou a gestora, complementando que a população está muito feliz.